terça-feira, 31 de dezembro de 2013

SESSÃO DEUSES MENORES: ISMÊNIA,CREONTE,LETO,MÉTIS

ISMÊNIA:Na mitologia grega, Ismênia (em grego moderno Ισμήνη) era irmã de Antígona, Polinice e Etéocles, filhos incestuosos de Édipo e da rainha Jocasta . Em uma outra versão, a mãe dos filhos de Édipo se chamava Eurygania, filha de Hyperphas.
Era uma mulher frágil, ao contrário da irmã. Ficou triste com a partida de seu pai de Tebas, mas não tomou atitude nenhuma em relação a isso. Quando Creonte lavrou um decreto que proibia qualquer Tebano de enterrar o corpo de Polinice, morto na guerra contra Tebas, Antígona acabou desobedecendo a lei, e enterrando o irmão de ambas. Ismênia tentando defendê-la, tentou levar a culpa e ser morta no lugar da irmã, mas foi logo desmentida pela mesma.

CREONTE:Na Mitologia Grega, Creonte, filho de Meneceu (por vezes designado, sem grande rigor, por Menécio), foi o pai de Hémon, e de Menoceu, marido de Eurídice. A sua história está intimamente ligada à história de Tebas, antes e depois do reinado de Édipo. Ocasionalmente, é referido como tio de Anfitrião.
Foi rei de Tebas depois de Laio ter sido morto pelo seu próprio filho Édipo, que desconhecia a identidade de seu verdadeiro pai. Mais tarde, quando Édipo vence a Esfinge que aterrorizava a cidade, Creonte é obrigado a ceder-lhe o reino, de acordo com a promessa que tinha feito a quem livrasse a cidade de tal ameaça. Na mesma ocasião, casa Édipo com Jocasta, sua mãe, viúva de Laio. Mais tarde, após a morte de Etéocles e de Polinice, volta a reinar novamente em Tebas, possivelmente como regente de Laodamante.
Héracles nasceu em Tebas durante o reinado (ou regência) de Creonte, e Creonte protegeu Héracles e sua família.

LETO:Latona (na mitologia romana), ou Leto (na mitologia grega), era uma filha de Febe e Céos,1 e mãe de Febo (Apolo) e de Diana (Ártemis). Era a deusa do anoitecer.
Quando engravidou dos dois, cujo pai era Júpiter (Zeus), teve que fugir da ira da ciumenta deusa suprema Juno (Hera), que tinha pedido que Gaia não cedesse lugar na terra para que a deusa pudesse dar à luz seus filhos. Seus filhos nasceram na ilha Delos após fugir da serpente Píton, que Febo mataria mais tarde. Latona era a deusa da noite clara.
Sempre que aparece nas imagens aparece a proteger os seus filhos, por causa da serpente Píton. Isto deve-se ao problema que surgiu com Hera.

MÉTIS: :Na mitologia grega, Métis (em grego: Μῆτις, "habilidades"),1 é a deusa titânica, da saúde, proteção, astúcia, prudência e virtudes. Filha de Tétis e Oceano2 3 4 5 Foi a primeira esposa de Zeus,6 que forneceu-lhe a bebida que fezCronos regurgitar todos os filhos que havia engolido; sendo consagrada com a alcunha A mais célebre das Oceânides.
A primeira esposa de Zeus tem o nome de Métis, e foi esta forma de inteligência que permitiu a ele conquistar o poder: métis, a astúcia, a capacidade de prever todos os acontecimentos. Métis tem o poder de se metamorfosear, ela assume todas as formas, assim como Tétis e outras divindades marinhas. É capaz de virar animal selvagem, formiga, rochedo, tudo o que quiser. E desta forma tenta escapar de Zeus, mas acabou engravidando deste Quando Métis estava grávida de Zeus, Gaia profetizou que Métis teria dois filhos: a primeira, Tritogenia, seria igual a Zeus em força e sabedoria, e o segundo seria reis de homens e deuses.6 7 Zeus, temendo que isto acontecesse, engoliu a deusa viva,8tendo depois como fruto dessa relação Atena saída já adulta e armada para a guerra de sua cabeça o "parto" de Atena foi feito por Prometeu e Hefesto, que abriu a cabeça de Zeus com um machado.

Nenhum comentário: