quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ERÍNIAS


Na verdade eram os romanos que as chamavam de Fúrias, para os gregos o trio era chamado de Erínias.

As Erínias, chamadas de Fúrias pelos romanos, eram personificações da vingança semelhantes a Nêmesis que punia os deuses enquanto as Erínias puniam os mortais.


As três fofas (só que não) moravam no tártaro, também chamado de reino de Hades, e tinham o sinistro trabalho de atormentar, torturar mesmo, as almas daqueles que eram julgados por Hades e Perséfone. Eram como a personificação da vingança, e quando um homem cometia um crime, iam atrás dele para infernizá-lo até que enlouquecesse. Quando se tratava de um assassino, só sossegavam quando o criminoso morresse. Provavelmente porque aí iam poder torturá-lo um pouquinho mais quando fosse julgado por Hades quando fosse para o mundo dos mortos. Como as Moiras, cada uma tinha um nome.


Elas eram:


- Alecto - Encarrega-se de castigar os delitos morais como a ira, a cólera, a soberba, etc. É a que espalha pestes e maldições. Seguia o criminoso sem parar, ameaçando-o com fachos acesos, não o deixando dormir em paz.


- Megaira - o rancor, a inveja, a cobiça e o ciúme. Castiga principalmente os delitos contra o matrimônio, em especial a infidelidade. Faz a vítima fugir eternamente, grita ininterruptamente nos ouvidos do criminoso, lembrando-lhe dos seus crimes.





- Tisífone – vingadora dos assassinatos (patricídio, fratricídio, homicídio…), é quem açoita os culpados e os enlouquece.






As Erínias são representadas normalmente, com olhos que escorrem sangue no lugar de lágrimas e madeixas trançadas de serpentes, estando muitas vezes acompanhadas por muitos destes animais. Aparecem sempre empunhando chicotes e tochas acesas, correndo atrás dos infratores dos preceitos morais.

Espero que gostem =)

Nenhum comentário: