sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O QUE SÃO SÁTIROS?

Gênios dos bosques e dos montes, divindades secundárias, companheiras de Baco. Semideuses, rústicos, maliciosos e petulantes, de nariz arrebitado e chato, com corpo peludo, cabelos eriçados, orelhas bicudas, 2 pequenos chifres na testa, cauda, pés e pernas de bode, personificavam as más paixões e os instintos sexuais e brutais do homem. Evoluindo, passam a apresentar, como único sinal de bestialidade, as suas orelhas. Apavoravam os pastores que, para evitá-los, faziam-lhe sacrifícios e ofertas dos primeiros frutos e das primícias dos rebanhos. Escondidos atrás das árvores, ou deitados nas vinhas e nas relvas, surgiam repentinamente para assustarem as ninfas, e riam-se do terror que espalhavam. Dirigiam as danças das ninfas, tocando flauta e, por fim, adormeciam em bem aventurada embriaguez. Segundo a fábula os primeiros sátiros nasceram de Mercúrio e da ninfa Iftimé ( Iphtimé ) ou de Baco e de uma das náiades, Nicéa. São representados tendo na mão uma taça, um tirso ou uma flauta. 


Espero que gostem =)

CENTAURO

Na mitologia grega, os centauros eram seres mitológicos com corpo de cavalo e tronco e cabeça de ser humano. Viviam nas montanhas da Tessália (região central do território grego) e nos bosques das planícies da Arcádia (região central da Península do Peloponeso).
Eram filhos de Ixíon (rei dos Lápitas) e Néfele (deusa das nuvens).


Características
Os centauros eram seres dotados de muita força física. Eram espécies de monstros, porém com algumas características humanas. De acordo com o imaginário mítico dos gregos antigos, a parte inferior dos centauros (cavalo) era a responsável pela força física, brutalidade e impulsos sexuais. Já a parte humana era mais racional, com capacidade de analisar e refletir. Portanto, eram seres que representavam conflitos típicos dos seres humanos: razão, emoção e violência. 
Aparecem em vários mitos e lendas, quase sempre associados a fatos envolvendo atos violentos e bárbaros.


Os centauros e os Lápitas
Um dos mitos mais conhecidos com a participação dos centauros fala sobre o casamento da princesa Hipodâmia e Pirítoo (rei dos lápitas). Os centauros foram convidados para o casamento, porém tentaram raptar a princesa, depois de ficarem embriagados de vinho. Os lápitas reagiram e teve início a uma grande guerra entre os centauros e os humanos. Grande parte dos centauros foi dizimada e alguns sobreviventes fugiram para as montanhas da Tessália. 
Espero que gostem =)

CICLOPE

Um pouco sobre o ciclope!
Um ciclope, da mitologia grega, e romana, posteriormente, era um membro de da raça original de gigantes, caracterizado por um único olho no meio da sua testa, e seu nome significa “olho redondo”. Segundo a mitologia, trabalhavam com Hefesto como ferreiros, forjando os raios usados por Zeus, o capacete de invisibilidade de Hades, e o tridente de Poseidon, que foram usados para derrotar os Titãs. Na “Teogonia” de Hesíodo, Zeus liberta três ciclopes, filhos de Urano e Gaia, do amaldiçoado e escuro abismo de Tártaro, o mundo inferior, na mitologia grega. Os ciclopes são citados em muitas histórias e mitos heroicos da mitologia grega, porém com origens muito controversas.
Essencialmente, esses seres fantásticos são distribuídos em três diferentes espécies, ou raças: os urânios, filhos de Urano e Gaia, os sicilianos, filhos do deus dos mares, Poseidon, e os construtores, que provêm do território da Lícia, uma região montanhosa na costa sudoeste da Ásia Menor. Vários antigos autores gregos e romanos escreveram sobre os ciclopes. Hesíodo descreveu-os como três irmãos que seriam os gigantes primordiais. Todas as outras fontes de literatura sobre os ciclopes descrevem o ciclope Polifemo, que viveu em uma Sicília povoada por diversas criaturas fantásticas.

Os Urânios: Segundo a mitologia grega, os primeiros ciclopes foram Arges, Brontes e Estéropes, sendo eles filhos de Zeus (Urano), o grande senhor dos céus, e Gaia, a deusa representante da Terra. Devido à força descomunal de seus filhos, Urano decidiu aprisionar todos eles no interior da Terra, em Tártaro. Gaia ficou, então, profundamente triste e nervosa por ter seus filhos aprisionados no mundo inferior, e fez com que todos os seus filhos titãs iniciassem uma guerra contra Zeus, junto aos Titãs, que também eram filhos de Gaia e Zeus, para tomarem o poder do pai. Os Titãs conseguem vencer a guerra, porém os ciclopes são aprisionados novamente no Tártaro. Acabaram por se tornar escravos dos deuses Zeus, Poseidon e Hades, sendo sempre libertados temporariamente para serem usados como armas nas guerras contra Cronos e os outros Titãs. Além disso, eram ótimos ferreiros, e foram responsáveis pela concepção das armas desses deuses: os raios e trovões e Zeus, o tridente de Poseidon, e o Elmo do Terror, de Hades, capaz de produzir o efeito da invisibilidade. Esses primeiros ciclopes foram mortos por Apolo, quando esse teve seu filho, o médico Asclépio, morto por Zeus.
Os Sicilianos: Essa raça de ciclopes é retratada na Odisseia de Homero, como sendo criminosos gigantes e arrogantes, que habitavam uma região ao sudoeste da Sicília. Costumavam provocar o terror nos agricultores, quando invadiam as plantações em busca de comida, como frutas, ou até mesmo carne humana. Esses ciclopes eram considerados selvagens, moravam em cavernas, com suas famílias, que recebiam a mesma educação com ênfase na selvageria e violência. Homero dizia que nem todos os Ciclopes possuíam apenas um olho, mas apenas Polifemo, o mais importante dos ciclopes, filho de Poseidon e da ninfa Teosa. Os poetas Virgílio e Eurípedes escreveram que o poder dos ciclopes era tão assustador, que quase toda a Sicília era capaz de ouvir o som de suas marteladas, quando estavam trabalhando em suas forjas.
Os Construtores: Apesar de também serem incrivelmente fortes, esses ciclopes eram conhecidos por sua mansidão. Trabalham na construção de edifícios, realizando tarefas que nenhum homem era capaz de fazer, por causa de sua altura e força. A eles, foi dado o crédito pela construção das cidades de Tirinto e Micenas.
Fonte: Infoescola
Espero que gostem =)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Minoutaro

Na mitologia grega, o Minotauro (em grego: Μῑνώταυρος; em latim: Minotaurus; em etrusco Θevrumineś), era segundo sua representação mais tradicional entre os gregos antigo,, uma criatura imaginada com a cabeça de um touro sobre o corpo de um homem O autor romano descreveu-o simplesmente como "parte homem e parte touro."Habitava o centro do labirinto, uma elaborada construção erguida para o rei Minos de Creta, e projetada pelo arquiteto Dédalo e seu filho, Ícaro especificamente para abrigar a criatura. O sítio histórico de Cronos, com mais de 1300 compartimentos semelhantes a labirintos, já foi identificado como o local do labirinto do Minotauro, embora não existam provas contundentes que confirmem ou desmintam tal especulação. No mito, o Minotauro eventualmente morre pelas mãos do heroi ateniense Teseu.
O termo Minotauro vem do grego antigo Μῑνώταυρος, composto etimologicamente pelo nome Μίνως (Minos) e o substantivo ταύρος ("touro"), e pode ser traduzido como "(o) Touro de Minos". Em Creta, o Minotauro era conhecido por seu nome próprio, Asterión, um nome que ele compartilhava com o pai adotivo de Minos.
Minotauro, originalmente, era apenas utilizado como nome próprio, referindo-se a esta figura mítica. O uso de minotauro como um substantivo comum que designa os membros de uma raça fictícia e genérica de criaturas antropogênicas com cabeças de touro surgiu bem posteriormente, no gênero de ficção fantástica do século xx.
Segue a estátua do Minotauro:
Espero que gostem =)

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

SOBRE A MEDUSA

Medusa  é uma figura mitológica grega. Segundo a lenda, Medusa tinha corpo e rosto de uma bela mulher , asas de ouro e presas de bronze.
Medusa (“a ladina”), e suas irmãs Esteno (“a forte”) e Euríale (“a que corre o mundo”), eram conhecidas como as irmãs Górgonas. Seus pais, Fórcis e Ceto, eram divindades marinhas.
Em um dos templos deAtena  (deusa grega da sabedoria), Medusa teria feito amor com Poseidon (deus do mar), o que levou a deusa, furiosa, a transformar Medusa e suas irmãs em seres repugnantes, com pele escamosa e serpentes enormes na cabeça.
Dentre as três, Medusa foi a mais castigada. Além da terrível aparência, Atena a tornou mortal, e lhe deu um poder terrível… Seu olhar transformava quem a olhasse em estátua de pedra.
Medusa e suas irmãs passaram a viver em uma caverna, no extremo ocidente da Grécia, junto a um país chamado Hespérides. Conta à lenda que nos arredores dessa caverna, existiam inúmeras estátuas de homens e animais petrificados. As irmãs Górgonas eram temidas por toda a Grécia.Em uma ilha chamada Cíclades, um rei tirano chamado Polidectes, ordenou a um jovem chamado Perseu, que decepasse e lhe trouxesse a cabeça de Medusa, caso contrário violentaria sua mãe, Dânae.
Sensibilizada, a deusa Atena ajudou Perseu, cedendo a ele um elmo que lhe tornava invisível, sandálias aladas, um alforje chamado quíbisis (para transportar a cabeça da Medusa), e um escudo de bronze brilhante para que ele pudesse enfrentar Medusa e suas irmãs.
Perseu entrou então na caverna das irmãs Górgonas enquanto elas dormiam e se aproximou de costas, guiado pelo reflexo do seu escudo, e utilizando o elmo que o tornava invisível. Pairou por cima das irmãs Esteno e Euríale graças às sandálias aladas e chegou até Medusa. Como não podia olhar diretamente para ela, mirou sua cabeça através do reflexo de seu escudo e decapitou-a. Guardando a cabeça no quísibis, partiu sem que Esteno e Euríale o pudessem seguir, já que ainda usava o elmo da invisibilidade.
Atena foi presenteada por Perseu com a cabeça de Medusa, a qual foi colocada no escudo da deusa para sua proteção.





Espero que gostem =)


DEFINIÇÃO PARA SEMI-DEUS

O QUE REALMENTE É UM SEMI-DEUS?
          Bom, tem alguns termos corretos para chamar os filhos dos Deuses/Deusas que são:
  • Semi-deus;
  • Heróis;
  • Meio-Sangue
       Um/uma semi-deus/herói/meio-sangue, são os filhos dos Deuses ou Deusas, que são treinados, para lutar contra, fúrias ou monstros.
        Muitos Deuses ou Deusas tem seus filhos, com mortais, pessoas normais, então, os filhos, ou melhor, semi-deuses, estudam até encontrarem um sátiro, que irá leva-lo até o "Acampamento meio-sangue", onde eles são treinados!! Por todas as missões e profecias que eles lutam, mostram que é muito perigoso ser um semi-deus!!!
Espero que gostem =)

ESTÁTUAS DOS DEUSES!

ZEUS:                                                                  

POSEIDON:  
ATENA: 
HERA:
DIONISIO:
ARES: 
AFRODITE:
DEMÉTER;
HEFESTO:
APOLO: 
ÁRTEMIS:
HERMES:
HÉSTIA:
HADES:
Espero que gostem =)


ERÍNIAS


Na verdade eram os romanos que as chamavam de Fúrias, para os gregos o trio era chamado de Erínias.

As Erínias, chamadas de Fúrias pelos romanos, eram personificações da vingança semelhantes a Nêmesis que punia os deuses enquanto as Erínias puniam os mortais.


As três fofas (só que não) moravam no tártaro, também chamado de reino de Hades, e tinham o sinistro trabalho de atormentar, torturar mesmo, as almas daqueles que eram julgados por Hades e Perséfone. Eram como a personificação da vingança, e quando um homem cometia um crime, iam atrás dele para infernizá-lo até que enlouquecesse. Quando se tratava de um assassino, só sossegavam quando o criminoso morresse. Provavelmente porque aí iam poder torturá-lo um pouquinho mais quando fosse julgado por Hades quando fosse para o mundo dos mortos. Como as Moiras, cada uma tinha um nome.


Elas eram:


- Alecto - Encarrega-se de castigar os delitos morais como a ira, a cólera, a soberba, etc. É a que espalha pestes e maldições. Seguia o criminoso sem parar, ameaçando-o com fachos acesos, não o deixando dormir em paz.


- Megaira - o rancor, a inveja, a cobiça e o ciúme. Castiga principalmente os delitos contra o matrimônio, em especial a infidelidade. Faz a vítima fugir eternamente, grita ininterruptamente nos ouvidos do criminoso, lembrando-lhe dos seus crimes.





- Tisífone – vingadora dos assassinatos (patricídio, fratricídio, homicídio…), é quem açoita os culpados e os enlouquece.






As Erínias são representadas normalmente, com olhos que escorrem sangue no lugar de lágrimas e madeixas trançadas de serpentes, estando muitas vezes acompanhadas por muitos destes animais. Aparecem sempre empunhando chicotes e tochas acesas, correndo atrás dos infratores dos preceitos morais.

Espero que gostem =)

Deuses, seu nome, animal, símbolos e esfera de controle

Deuses:

Seu nome, animal,símbolos, e  esfera de controle.



DEUS/DEUSA                     ESFERA DE CONTROLE                      ANIMAL/SÍMBOLOS

 Zeus                                     Céu                                                          Águia/raio mestre


 Hera                                      Maternidade,casamento                          Vaca ( animal maternal),leão,
                                                                                                              pavão

Poseidon                                Mar,terremotos                                        Cavalo/tridente                                 


Deméter                                 Agricultura                                               Papoula vermelha/Cevada


Hefesto                                  Ferreiros                                                  Bigorna,codorna


Atena                                    Sabedoria,batalha                                     Coruja
                                             técnicas

Afrodite                                Amor                                                         Pomba/cinto mágico


Ares                                     Guerra                                                       Javali/lança sangrenta 


Apolo                                   Música,medicina,                                       Rato/lira
                                             poesia,tiro com arco,
                                             solteiros
Ártemis                                 Donzelas,caçadas                                       Ursa


Hermes                                 Viajantes,comerciantes,                             Caduceu, elmo alado e sandálias
                                             ladrões,mesageiros

Dionisio                                Vinho                                                         Tigre/ Uvas


Héstia                                  Casa e familia                                              Lareira


Hades                                   Mundo Inferior                                          Elmo de terror


                                                                                                                                                     

                 Fonte: Livro: Percy Jackson e os Olimpianos: Os arquivos do semideus, Rick Riordan        
  Espero que gostem =)