sábado, 30 de novembro de 2013

OS NOVE MUNDOS DE YYGDRASIL

   Para começar é preciso dizer que Yggdrasil, possui três raízes, uma celeste, uma terrestre e a ultima subterrânea. E os nove mundos são considerados parte da arvore ou níveis diferentes que se estendem para além dela, porém todos estão conectados.

  Localizado bem ao centro está Midgard ou o Jardim do Meio. Ou seja o próprio planeta terra, que reúne o poder dos outros mundos a ele conectados. Pelos galhos, pelo tronco. A arvore é cercada pelo mar e nas profundezas está a Serpente do Mundo, Midgardsomr, é a serpente que morde sua própria cauda.

MIDGARD: Como já dito é o Jardim do Meio, o planeta Terra, o mundo dos homens. é considerado o mundo da ação física, das experiências sensoriais, do crescimento intelectual e o inicio da expansão espiritual para os nórdicos. Nesse nível. As forças do bem e do mal estão presentes neste mundo, e estão em equilíbrio, cada ação tem a sua reação. Midgard é o resultado da interação existente entre o fogo de Muspelheim  e o gelo de Nilfheim.

Midgard está localizada acima da raiz terrestre de Yggdrasil, embaixo da qual nasce a fonte do gigante Mimir. Ela é vista como a sede da humanidade, visitadas por todos os seres que passam por ali.

LJOSSALFHEM (ALFHEIM), a morada dos elfos claros. Está localizada bem cima de Midgard no eixo vertical. Não pode ser percebida pelos humanos como um plano real, mas é conhecido deles como o universo mental. Os elfos deste mundo são invisíveis devido a sua estrutura etéria, mas exercem influencia sobre a mente humana no campo intelectual e artístico. É também considerado o reino da imaginação, da criatividade, abriga os pensamentos conscientes e pode transforma-los em ações positivas.

SVARTALFHEIM: É o oposto de Alfheim, está localizado baixo de Midgard e é lar dos elfos escuros e dos anões, e é guardaod pelo anão Modsognir. Considerado o plano da modelagem, da transformação da matéria bruta em materiais refinados, como os metais, os cristais e as pedras preciosas. Dizem que a luz pode transformar os seres deste reino em pedra, desta forma eles vivem em florestas escuras ou cavernas e protegem-se da aproximação do ser humano.

HEL OU NIFELHEL: Localizado na base da Árvore, em um nível mais profundo , conhecido como "Mundo Subterrâneo". É associado aos mortos, governado pela deusa de mesmo nome. Vale dizer que os mortos que ali estão, não tiveram uma morte honrosa em campos de batalha, morreram de velhice ou doença. É um plano onde o silêncio predomina e também uma certa inércia, mas as almas vêem para o Hel para repousarem e esperarem pelo dia de renascer. O plano também pode ser alcançado por uma ponte larga e escura, protegida pela ajudante da deusa omonima, Mordgud ou Modgudr.

ASGARD: O reino dos Aesir, localizado no topo da Árvore na chamada "raiz espiritual" na raiz superior, em oposição ao reino de Hel. Este fica em um plano superior praticamente inacessível, regido por Odin e Frigga. Sinonimo de Céu, Mundo Superior, Só sendo possível ser alcançado com com determinação e fé, com auxiliou de um mentor de uma Valquíria.  É em Asgard que está localizado o castelo Valhala, onde os guerreiros escolhidos pelas Valquírias, passam o resto de seus dias preparando para o Ragnarok.

NILFHEIM: Conhecido como Reino de Gelo. Um mundo frio coberto por uma névoa, local onde a neblina se condensada aquecida pelos ventos quentes soprados diretamente de Muspelheim. Teve participação juntamente ao reino de fogo na criação de Midgard, oriundos do vazio primordial o Ginungagap. Será de Nilfheim, no Ragnarok que sairá o navio dos mortos, Naglfari, conduzido pelo deus Loki. 

MUSPELHEIM: O Reino de Fogo, localizado no polo oposto ao Nilfheim, e como já dito é co-criador de Midgard. É habitado por Thursar e Etins, gigantes antigos e dotados de imenso poder de destruição. Desta dimensão partem os gigantes que vão destruir os mundos no Ragnarok. 

JÖTUNHEIM: Também conhecido como Utgard, reino dos Jötnar ou Thursar, gigantes inimigos dos deuses, comandados por Thrym. Um mundo considerado estagnado, pois seus habitantes só fazem guerrear e não tem tempo para dedicar as expansões. Ao contrario dos gigantes as gigantas conseguem ir além das limitações desta dimensão e por se empenhar tanto acabam atingindo o status de deusas devido a evolução espiritual. 

VANAHEIM: O reino das antigas divindades Vanir. era um reino de paz e plenitude, sede das forças modeladoras de processos orgânicos, das qualidades de prosperidade e de abundância e do potencial mágico. Os Vanes também são seres regentes da fertilidade, da sexualidade e do amor em Midgard, e trazem essas forças também para o Vanaheim
                                                                 Espero que gostem =)



MONSTROS DA MITOLOGIA NÓRDICA

    Neste post vou falar sobre alguns "MONSTROS" da MITOLOGIA NÓRDICA,  e para começar vou falar sobre a serpente JÖRMUNGANDR

   Este é um dos monstros filhos de Loki (conhecido por gerar criaturas bizarras) com a gigante Angrboda, irmã do lobo Fenrir e Hel. Seu nome significa "grande monstro" ou "grande vara". É ainda conhecida como a serpente de Midgard.  

   Contam as lendas que Odin teria pegado a serpente, e à atirou no fundo do oceano, onde ela passou a circundar Midgard. Seu corpo seria tão grande, que ela circundaria a Terra e chegaria a dar a volta e morder seu próprio rabo. 

   Jörmungandr, era inimiga do deus Thor, e estes se encontram cerca de três vezes. Uma quando Thor teria sido enganado por Loki, quando este ergueu o que seria uma pata de um enorme gato, mas que na verdade era a serpente. Outra quando Thor estava pescando com Hymir e este fisgou a própria serpente para cima do barco. E por ultimo no Ragnarok, onde Thor irá matar a serpente mas morrerá envenenado. 

   A serpente aparece também nas imagens representativas de Yggdrasil, a arvore da vida. 




                                                                  
Espero que gostem =)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

CURIOSIDADES SOBRE OS VIKINGS

- Os vikings eram excelentes navegadores e o principal tipo de embarcação usada conhecida como drakar.


- Eram guerreiros e fizeram, no século IX, várias incursões militares, utilizando rios e mares, em cidades europeias com o objetivos de saque. 


- Eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estes deuses representavam fenômenos da natureza, sentimentos, características ou qualidades humanas. 


- Na Mitologia Nórdica (viking), o mundo era representado por um disco de formato plano. 


- As casas dos vikings eram rudimentares, feitas de madeira, palha e pedras. 


- Como a região onde viviam (extremo norte da Europa) é muito fria, os vikings fabricavam suas roupas com peles de animais para garantir o aquecimento do corpo, principalmente no inverno. 


- Entre os vikings, os casamentos eram feitos através de acordos familiares. 


- Crianças que nasciam com deformidades físicas eram, geralmente, abandonadas pelos pais ou jogadas ao mar. 


- Embora considerados rústicos e guerreiros, os vikings procuravam condutas morais como, por exemplo: não mentir,  não ser desonesto, evitar a luxuria, saber dividir (não ser ganancioso), evitar o ócio e a preguiça e não ficar bêbado. 


- Violar a família era considerado um crime grave entre os vikings, punido com penas severas. 


- Os vikings valorizavam muito a honra, sendo que havia um código de conduta. 


- Os antigos vikings usavam um vocabulário baseado em símbolos (runas). 


- Um dos vikings mais famosos foi Eric, o ruivo. Ele foi o responsável pelo início da colonização da Groelândia. 


- De acordo com pesquisas arqueológicas, os vikings eram pessoas de grande estatura e fisicamente fortes. 


- Escudos, machados, espadas, lanças, arcos e flechas eram as armas mais usadas pelos vikings nas batalhas. 
                                                                            Espero que gostem =) ( os Vikings também fazem parte da mitologia nórdica)

domingo, 24 de novembro de 2013

OS PRINCIPAIS HERÓIS DA MITOLOGIA NÓRDICa

- Beowulf: guerreiro que venceu o dragão e o grande monstro Grendel.


- Siegfried: personagem épico na saga dos Volsungos.


- Grendel: monstro que foi derrotado por Beowulf.


- Volsung: personagem rei.


- Erik, o vermelho: descobridor da Groelândia.

Espero que gostem =)

PRINCIPAIS CRIATURAS DA MITOLOGIA NÓRDICA

- Deuses e deusas: deidades superiores.


- Valquírias: deidades menores, servas de Odin.


- Heróis: criaturas que realizavam grandes feitos, pois possuíam poderes especiais.


- Anões: possuíam inteligência superior e muitos tinham a capacidade de prever o futuro.


- Jotuns: gigantes com poderes especiais que quase sempre aparecem em oposição aos deuses.


- Bestas: seres sobrenaturais como, por exemplo, Fenrir (lobo gigante) e Jörmundgander (serpente marinha gigante).


- Nornas: deusas que tinham funções específicas relacionadas ao controle do presente, passado, futuro, sorte, azar e providência.


- Elfos: viviam nas florestas, fontes e bosques. Eram imortais, jovens e tinham poderes mágicos.

Espero que gostem =)

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MITOLOGIA NÓRDICA

- Não acreditavam em nenhuma verdade transmitida pelas divindades aos mortais;


- Os mitos e lendas eram transmitidos, principalmente, de forma oral de geração para geração;



- O mundo é representado como um disco plano;




- Os deuses nórdicos habitavam Asgard (espécie de cidade sagrada cercada por muros);



- Os deuses deram aos homens habilidades e sentidos.
          

Bom, essas são as características que eu conheço,espero que gostem =)

sábado, 23 de novembro de 2013

OS PRINCIPAIS DEUSES NÓRDICOS

- Odin: deus, rei de todos os deuses.






- Thor: deus dos raios e dos trovões. Filho mais velho de Odin.






- Balder: deus da justiça e da sabedoria.






- Loki: deus do fogo





- Frigga: deusa da fertilidade e do amor




.
- Bragi: deus da sabedoria e da poesia.




- Dag: deus do dia.





- Njord: deus dos ventos e da fertilidade.





- Frey: deus da fertilidade e do tempo.




- Ran: deus dos mares.


( infelizmente não achei imagem, desculpa =(  )

- Gerda: deusa das almas perdidas.





- Freia: deusa do sexo, do amor, da beleza e da fertilidade




                                                    Espero que gostem =)


MITOLOGIA NÓRDICA

   Mitologia nórdica, também chamada de mitologia germânicamitologia viking ou mitologia escandinava, é o nome dado ao conjunto de religiões, crenças e lendas pré-cristãs dos povos escandinavos, incluindo aqueles que se estabeleceram na Islândia, onde a maioria das fontes escritas para a mitologia nórdica foram construídas. Esta é a versão mais bem conhecida da mitologia comum germânica antiga, que inclui também relações próximas com a mitologia anglo-saxônica. Por sua vez, a mitologia germânica evoluiu a partir da antiga mitologia indo-europeia.
A mitologia nórdica é uma coleção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia (atual Alemanha), sendo que sua estrutura não designa uma religião no sentido comum da palavra, pois não havia nenhuma reivindicação de escrituras que fossem inspirados por algum ser divino. A mitologia foi transmitida oralmente principalmente durante a Era Viking, e o atual conhecimento sobre ela é baseado especialmente nos Eddas e outros textos medievais escritos pouco depois da cristianização.
No folclore escandinavo estas crenças permaneceram por mais tempo, e em áreas rurais algumas tradições são mantidas até hoje, recentemente revividas ou reinventadas e conhecidas como Ásatrú ou Odinismo. A mitologia remanesce também como uma inspiração na literatura, assim como no teatro, na música e no cinema.
A família é o centro da comunidade, podendo ser estreitamente relacionada com a fertilidade-fecundidade quanto com a agressividade de um povo hostil e habituado a guerras, em uma sociedade totalmente rural que visa a prosperidade e a paz para si. Deste modo, a religião é muito mais baseada no culto do que no dogmatismo ou na metafísica, uma religiosidade baseada em atos, gestos e ritos significativos, muitas vezes girando em torno de festividades a certos deuses, como Odin e Tîwaz (identificado por alguns estudiosos como predecessor de Odin).


Pode-se dizer que a religião viking não existia sem um ritual e abordava exclusivamente o culto aos ancestrais; era uma religião que ignorava o suicídio, o desespero, a revolta e mais do que tudo, a dúvida e o absurdo. Segundo alguns autores, era "uma religião da vida".

Fonte: Wikipédia 

NOVIDADES

  Olá, bem, todo esse tempo aqui no blog eu só falei sobre "Mitologia Grega", eu quero mudar isso, então a partir de hoje dia 23/11/2013, vou começar a falar sobre "Mitologia Nórdica".
   Espero que gostem das coisas que irei postar!!
Um beeijo =)

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

DEUSES MENORES

  As outras divindades são deuses menores. Muitas vezes filhos dos deuses Olímpicos ou dos Titãs. Apesar de sua pouca participação, não são menos importantes. Alguns deles são de vital importância e muito cultuados no mundo antigo. Ainda que não pertençam à lista clássica dos Doze Olímpicos, alguns deles são por vezes referidos como se fizessem parte.

Aristeu - deus pastor, criador da apicultura e plantio de oliveiras.
Anfitrite - Deusa dos mares e esposa de Poseidon
Circe - Deusa da feitiçaria
Deimos - personificação do terror
Eos - Deusa do amanhecer
Éris - A filha de Nix, é a deusa da discórdia.
Esculápio - Deus da medicina
Eurínome - Criadora do universo
Faetonte- o filho de Hélio e da ninfa Climene
Fobos - personificação do temor
Hebe - Filha legitima de Zeus e Hera, deusa da juventude.
Hécate - Deusa da magia e bruxaria.
Hélios - A personificação do sol.
Hipnos - Irmão gemeo de Tânatos, é o deus do sono.
Io - Jovem sacerdotisa que o ciúme de Juno metamorfoseou em vaca para subtraí-la aos desejos de seu marido Júpiter.
Íris - Deusa do arco-íris
Ismênia - Irmã de Antígona, filha incestuosa de Édipo e Jocasta.Tentou defender a irmã de Creonte, sem sucesso.
Leto - Mãe de Ártemis e Apolo
Maya - Deusa mãe de Hermes
Métis - Deusa da prudência
Morfeu - Filho de Hipno, deus dos sonhos.
Orfeu - Filho de Calíope, uma das nove Musas, foi o maior poeta grego.
Órion - Caçador e filho de Netuno, foi morto acidentalmente por Diana e transformado posteriormente em uma constelação
Pan ou Pã - Filho de Hermes. Deus dos bosques.
Perséfone - Filha de Deméter e Zeus, esposa de Hades e deusa da agricultura
Selene - Deusa Lua
Semele - Deusa mãe de Dionísio
Tânatos - Filho de Nix e irmão gemeo de Hipnos. Personificação da Morte.
Tífon - Filho de Gaia e Tártaros, deus da seca.

                                                                          Espero que gostem =)

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PLÊIADES

   Na mitologia grega, as plêiades eram filhas de Atlas e Pleione. Cansadas de serem perseguidas pelo caçador Órion, pediram a Zeus que as transformasse em umaconstelação. As plêiades são: Electra, Celeno, Taigete, Maia, Mérope, Asterope e Dríope.



                                                       Espero que gostem =)

OCEÂNIDES

  Nas mitologia grega e romana, as oceânides são as ninfas. Coroadas de flores, elas acompanham, durante os cortejos, a concha de Tétis, sua mãe. As Oceânides são as ninfas dos fundos inacessíveis do mar e do Oceanus, seu pai. Algumas, nas lendas, distinguiram-se, tais como Clímene, esposa do titã Jápeto, e Dione, amante de Zeus.


Espero que gostem =)

NEREIDAS

    Na mitologia grega, as Nereides eram as cinquenta filhas (ou cem, segundo outros relatos) de Nereue de Dóris. Nereu compartilhava com elas as águas do Mar Egeu. Nereu, um deus marinho mais antigo que Neptuno, era filho de Pontos, era descrito como um velho pacato, justo, benévolo e sábio que representava a calma e serenidade do mar. Já Dóris era filha de Oceano e de Tétis, sendo uma das três mil Oceânides. As Nereidas eram veneradas como ninfas do mar, gentis e generosas, sempre prontas a ajudar os marinheiros em perigo. Por sua beleza, as Nereidas também costumavam dominar os corações dos homens. São representadas com longos cabelos, entrelaçados com pérolas. Caminham sobre golfinhos ou cavalos-marinhos. Trazem à mão ora um tridente, ora uma coroa, ora um galho de coral. Algumas vezes representam-nas metade mulheres, metade peixes. O único relato onde elas prejudicam os mortais consta do mito de Andrômeda. Segundo o mito, elas exigiram o sacrifício de Andrômeda como punição pelo fato de Cassiopeia, mãe da jovem, ter alegado ser mais bela que as Nereidas.




Espero que gostem =)

MÊNADES

    Na mitologia grega, as Mênades, também conhecidas como bacantes, tíades ou bassáridas, eram mulheres seguidoras e adoradoras do culto de Dioniso (ou Baco). Eram conhecidas como selvagens e endoidecidas, de quem não se conseguia um raciocínio claro. Durante o culto, dançavam de uma maneira muito livre e lasciva, em total concordância com as forças mais primitivas da natureza. Os mistérios que envolviam o deus, provocavam nelas um estado de êxtase absoluto, entregando-se a desmedida violência, derramamento de sangue, sexo, embriaguez e autoflagelação. Normalmente são representadas nuas ou vestidas só com peles de veado, com grinaldas de Hera e empunhando um tirso (bastão envolto em ramos de videira).
Espero que gostem =)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Ctónicos

   Na mitologia grega, o termo ctónico designa ou refere-se aos deuses ou espíritos do mundo subterrâneo, por oposição às divindades olímpicas. Por vezes são também denominados “telúricos”. Enquanto termos como “divindade da terra” têm implicações mais amplas, os termos khthonie e khthonios têm um significado mais técnico e preciso em grego, referindo-se antes de mais nada à forma como se ofereciam sacrifícios ao deus em questão. No culto ctónico típico, o animal vítima era massacrado num bothros ou megaron. No culto aos deuses olímpicos, pelo contrário, a vítima era sacrificada sobre um bomos elevado. As divindades ctónicas também tendiam a preferir as vítimas negras sobre as brancas, e as oferendas eram normalmente queimadas inteiras ou enterradas em vez de ser cozinhadas e repartidas entre os devotos.




Espero que gostem e desculpe-me a qualidade da foto =)

HERÓIS GREGOS

   Na mitologia grega, os heróis (semi-deuses) eram personagem que estavam numa posição intermediária entre os homens e os deuses gregos. Possuíam poderes especiais superiores aos dos humanos (força, inteligência, velocidade), porém eram mortais. De acordo com a mitologia grega, os heróis eram filhos de deuses com seres humanos.
  Os heróis aparecem em várias histórias mitológicas da Grécia Antiga. Utilizando suas capacidades especiais, são capazes de vencer monstros, combater vários guerreiros inimigos e atuar em missões que seriam impossíveis aos mortais. Por outro lado, os heróis apresentavam alguns defeitos humanos (psicológicos e corporais). 

Principais hérois da mitologia grega e seus feitos
Aquiles: participou do cerco da cidade de Tróia, ajudando na vitória grega. Era um excelente guerreiro, com muitas qualidades nesta área. Seu ponto fraco era o calcanhar. Morreu ao ser atingido neste local, por uma flecha arremessada por Paris. Este evento ocorreu durante a Guerra de Tróia. 

            Herácles (Hércules) - a força física era a principal qualidade deste herói. Suas façanhas estão presentes nas histórias sobre os Doze Trabalhos de Hércules. Derrotou monstros e cumpriu vários desafios que seriam impossíveis para os humanos. Era filho de Zeus e Alcmena.
Teseu - venceu o Minotauro no labirinto de Creta.
Agamenon - guerreiro valente e forte, foi o guerreiro comandante na Guerra de Tróia.

Perseu - foi o herói que conseguiu decapitar a Medusa. 
Ajax: herói guerreiro que também atuou nas batalhas da Guerra de Tróia.
Édipo: único a conseguir, com sua inteligência superior, decifrar o enigma da Esfinge. Tounou-se rei de Tebas.
Cadmo: venceu o dragão que controlava a cidade de Tebas. 
Atlanta: heroína grega que participou da caçada ao javali de Caridon.( desculpa gente,eu não achei imagem de Atlanta =( )